A formação continuada organizada pela SEMED de Concórdia oportunizou um encontro com um estudioso em educação e que se identifica com as causas dos professores, bem como sua trajetória em refletir sobre as aflições desta classe.
O PROFESSOR COMO SUJEITO DE TRANSFORMAÇÃO: identidade docente em construção: os desafios da formação e da ética.
Pontos destaques:
escola multisseriada como modelo de autonomia e solidariedade
o que sou... o que ainda não sou... o que posso vir a ser mais...
valorizar o que o aluno sabe, mas mostrar que existe relação entre os saberes
aprendemos por necessidade ou desejo
livro Para onde vai o prof ?
Buscamos a esola com sabor, onde todos se sintam bem...
"A segurança com que a autoridade docente se move implica uma a outra, a que se funda na sua competência profissional" (Paulo Freire).
O professor deve ter autoridade, fazer crescer, interagir com o outro
" A incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor" Paulo Freire
Dois pontos para sermos bons professores: amizade e grupo de estudo.
É preciso cuidar do professor...
" Só não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma" Jean Piaget
Frases marcantes de gente que pensa!
Nosso mestre Paulo Freire diz:
"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade,sem ela tampouco a sociedade muda."
"Ensinar ão é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou sua construção."
" Não é no silêncio que as pessoas se fazem, mas na palavra, na ação-reflexão".
"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade,sem ela tampouco a sociedade muda."
"Ensinar ão é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou sua construção."
" Não é no silêncio que as pessoas se fazem, mas na palavra, na ação-reflexão".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário